Simulador Web para o Ensino de Arquitetura de Computadores com Suporte a Vetores e Cache
Resumo
Este artigo apresenta o NeanderWeb-V, um simulador baseado em web da arquitetura didática Neander-V, que estende o Neander original, com suporte à vetorização e cache. A ferramenta é acessível diretamente por navegadores e foi projetada para apoiar o ensino introdutório de Arquitetura de Computadores e Programação. Seu principal destaque é a exposição de mecanismos de paralelismo em nível de hardware, permitindo que estudantes observem o impacto dos recursos paralelos da arquitetura Neander-V sobre o desempenho dos programas. Os programas podem ser escritos, executados e depurados diretamente no navegador, em um ambiente modular e informativo. Um estudo de caso realizado com estudantes do primeiro semestre de curso na área da Computação indicou alta usabilidade e facilidade de uso, reforçando o potencial pedagógico da ferramenta.Referências
Borges, J. A. S. and Silva, G. P. (2006). NeanderWin: Um simulador didático para uma arquitetura do tipo acumulador. In Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores, volume 1.
Branovic, I., Giorgi, R., and Martinelli, E. (2004). WebMIPS: A new web-based MIPS simulation environment for computer architecture education. In Proc. of the 2004 Workshop on Computer Architecture Education, pages 19–es.
Djordjevic, J., Nikolic, B., and Milenkovic, A. (2005). Flexible web-based educational system for teaching computer architecture and organization. IEEE Transactions on Education, 48(2):264–273.
García, F., Calderón-Mateos, A., Alonso-Monsalve, S., and Prieto-Cepeda, J. (2019). WepSIM: An online interactive educational simulator integrating microdesign, microprogramming, and assembly language programming. IEEE Transactions on Learning Technologies, 13(1):211–218.
Linares, J. P. and Cavalheiro, G. G. H. (2025). Simulador da arquitetura neander em uma abordagem web. In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul, pages 113–116. SBC.
Nova, B., Ferreira, J. C., and Araújo, A. (2013). Tool to support computer architecture teaching and learning. In 2013 1st Int. Conf. Port. Soc. Eng. Educ., pages 1–8. IEEE.
Patti, D., Spadaccini, A., Palesi, M., Fazzino, F., and Catania, V. (2012). Supporting undergraduate computer architecture students using a visual mips64 cpu simulator. IEEE Transactions on Education, 55(3):406–411.
Silva, G. P. and Borges, J. A. d. S. (2016). SimuS: Um simulador para o ensino de arquitetura de computadores. Int. J. Comput. Archit. Educ., 5(1).
Skillen, N., Manickam, V., and Aravind, A. (2011). Ease: an extensible architecture simulation engine. In Proc. of the 16th Western Canadian Conf. on Comput. Educ., pages 23–27.
Skrien, D. (2001). CPU Sim 3.1: A tool for simulating computer architectures for computer organization classes. Journal on Educational Resources in Computing, 1(4):46–59.
Vollmar, K., Sanderson, and Pete (2006). MARS: An education-oriented MIPS assembly language simulator. In Proceedings of the 37th SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’06, page 239–243, New York. ACM.
Weber, R. F. (2000). Fundamentos de arquitetura de computadores. Sagra Luzzatto.
Yehezkel, C., Eliahu, M., and Ronen, M. (2009). Easy CPU: Simulation-based learning of computer architecture at the introductory level. IJEE, 25(2):228–238.
Yurcik, W., Brumbaugh, and Larry (2001). A web-based little man computer simulator. In Proc. of the 32nd Tech. Symp. on Computer Science Education, pages 204–208.
Branovic, I., Giorgi, R., and Martinelli, E. (2004). WebMIPS: A new web-based MIPS simulation environment for computer architecture education. In Proc. of the 2004 Workshop on Computer Architecture Education, pages 19–es.
Djordjevic, J., Nikolic, B., and Milenkovic, A. (2005). Flexible web-based educational system for teaching computer architecture and organization. IEEE Transactions on Education, 48(2):264–273.
García, F., Calderón-Mateos, A., Alonso-Monsalve, S., and Prieto-Cepeda, J. (2019). WepSIM: An online interactive educational simulator integrating microdesign, microprogramming, and assembly language programming. IEEE Transactions on Learning Technologies, 13(1):211–218.
Linares, J. P. and Cavalheiro, G. G. H. (2025). Simulador da arquitetura neander em uma abordagem web. In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul, pages 113–116. SBC.
Nova, B., Ferreira, J. C., and Araújo, A. (2013). Tool to support computer architecture teaching and learning. In 2013 1st Int. Conf. Port. Soc. Eng. Educ., pages 1–8. IEEE.
Patti, D., Spadaccini, A., Palesi, M., Fazzino, F., and Catania, V. (2012). Supporting undergraduate computer architecture students using a visual mips64 cpu simulator. IEEE Transactions on Education, 55(3):406–411.
Silva, G. P. and Borges, J. A. d. S. (2016). SimuS: Um simulador para o ensino de arquitetura de computadores. Int. J. Comput. Archit. Educ., 5(1).
Skillen, N., Manickam, V., and Aravind, A. (2011). Ease: an extensible architecture simulation engine. In Proc. of the 16th Western Canadian Conf. on Comput. Educ., pages 23–27.
Skrien, D. (2001). CPU Sim 3.1: A tool for simulating computer architectures for computer organization classes. Journal on Educational Resources in Computing, 1(4):46–59.
Vollmar, K., Sanderson, and Pete (2006). MARS: An education-oriented MIPS assembly language simulator. In Proceedings of the 37th SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’06, page 239–243, New York. ACM.
Weber, R. F. (2000). Fundamentos de arquitetura de computadores. Sagra Luzzatto.
Yehezkel, C., Eliahu, M., and Ronen, M. (2009). Easy CPU: Simulation-based learning of computer architecture at the introductory level. IJEE, 25(2):228–238.
Yurcik, W., Brumbaugh, and Larry (2001). A web-based little man computer simulator. In Proc. of the 32nd Tech. Symp. on Computer Science Education, pages 204–208.
Publicado
28/10/2025
Como Citar
LINARES, João Pedro R.; BOIS, Andre Rauber Du; CAVALHEIRO, Gerson Geraldo H..
Simulador Web para o Ensino de Arquitetura de Computadores com Suporte a Vetores e Cache. In: SIMPÓSIO EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS DE ALTO DESEMPENHO (SSCAD), 26. , 2025, Bonito/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 121-132.
DOI: https://doi.org/10.5753/sscad.2025.15861.
